Definição do Taekwon-do
Traduzindo literalmente do coreano, Taekwon-do significa:
TAE
: Saltar, voar, chutar ou quebrar com o
KWON : Socar ou destruir com os
DO : Arte, caminho, método (segundo a filosofia oriental, "o caminho construído pelos santos e Conceitualmente, Taekwon-do é a técnica de combate sem armas, para defesa pessoal, envolvendo a habilidade do emprego de pés, mãos e punhos.
Taekwon do é:
Espírito de aperfeiçoamento
Defesa pessoal
Destreza física
Arte
Não impondo barreiras de idade o u sexo para a sua prática, o Taekwon do oferece uma série de benefícios à saúde mental e física, uma vez que atua como um todo nos sistemas cardio pulmonar e locomotor do indivíduo, desenvolvendo coordenação, equilíbrio, força muscular, etc.
A repetição dos movimentos desenvolve a paciência, e o poder que o aluno adquire lhe dá autoconfiança.
A luta ensina humildade, coragem, estado de alerta e autocontrole.
Os exercícios fundamentais proporcionam precisão e conhecimento do método, princípio e propósito.
Os tuls (formas) desenvolvem harmonia e beleza nos movimentos.
O Taekwon-do contribui no processo de amadurecimento do praticante estimulando a sensibilidade e percepção.
Através do convívio com pessoas sadias, o Taekwon-do pretende colaborar no processo d e formação do indivíduo para sua participação ativa na sociedade.
ORIGENS
Apesar de recentemente introduzido no Ocidente, o Taekwon
do (pronuncia se têcuondô) possui raízes
muito antigas, embora tenha sido in stitucionalizado com este nome apenas no ano de 1955.
Em 670 d.C. a Coreia era dividida em três reinos:
Kogoryo, Baek Je e Silla, este o menor deles, que
era constantemente invadido e saqueado pelos
seus dois vizinhos.
Para defender Silla, foi criado um grupo de
guerreiros, formado por jovens oficiais militares e
aristocratas, que além de treinados em diversas
formas de luta e manejo de armas (lança, arco e
flecha, bastão,...) tinham severa disciplina física e
mental. Este grupo, transformou se e um temido
e respeitado corpo de guerreiros de elite
chamado HWA RANG (semelhante aos samurais
do Japão).
Evidências históricas comprovam que essas lutas
se assemelhavam ao Taekkyon, que foi o
aprimoramento de várias lutas, dentre elas o
Soo Bak Gui
Com certeza essa é a origem do desenvolvimento das artes marciais na Coreia, porém com o passar do tempo, as dinastias que se seguiram passaram a adotar uma postura antimilitar, o que veio a marcar o início de um período de cultura civil que quase culmin ou com o fim das artes marciais da Península Coreana.
HISTÓRIA
No ano de 1909 o quadro se agravou mais ainda com a ocupação japonesa que proibia a prática do Taekkyon e outras artes marciais coreanas, que passaram a ser praticadas secretamente.
Após a libertação da Coreia em 1945, (rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial) com a formação da nova República Coreana e a reorganização de suas Forças Armadas (1946), um jovem segundo tenente chamado CHOI HONG HI, recentemente solto de um campo de prisão ja ponês, começou a ensinar artes marciais para alguns de seus soldados e sistematizar uma nova arte marcial.
Os anos de pesquisa e desenvolvimento do então General CHOI HONG HI, resultaram no estilo CHANG HUN (seu pseudônimo). Apesar de baseado principalment e nas técnicas de SOO BAK GI, TAEKKYON E KARATÊ, muitas técnicas foram adicionadas e aperfeiçoadas, surgindo então a necessidade da criação de uma nova arte, legitimamente coreana.
Na época existiam várias associações de artes marciais, chamadas Kwans. O General CHOI HONG HI foi o responsável pela unificação dessas organizações garantindo o apoio que necessitava para a criação dessa nova arte. Com os Kwans reunidos, inseridos na nova arte, General CHOI HONG HI, realiza então, em 11 de Abril de 1955, na atual Coreia do Sul, uma conferência oficial com a presença de instrutores, historiadores e outras personalidades importantes do país e batiza essa nova arte de TAEKWON DO (TAE: ação dos pés; KWON: ação das mãos e punhos; DO: caminho filosoficamente ) o nome da nova arte marcial coreana, por significar adequadamente o que representa e também por lembrar o antigo TAEKKYON, reanimando, assim, o senso de patriotismo coreano.
Com o grande interesse mundial e com intuito de divulgar o Taekwon do pelo mundo, em 22 de março de 1966 foi fundada a International Taekwon do Federation (I.T.F.), formada inicialmente com a associação de nove países:
Vietnã, Malásia, Singapura, Alemanha Ocidental, Estados Unidos, Turquia, Egito, Itália e Coreia do Sul e com sed e na Coreia. A partir daí, seu presidente, o próprio General CHOI HONG HI, começa a organizar e formar turmas de instrutores internacionais espalhando os pelo mundo com o intuito de divulgar o Taekwon do.
Vendo que era impossível desenvolver o nobre ideal do Taekwon do sob o regime de então da Coreia do Sul, que tentava reduzir o Taekwon do a instrumento político, o General CHOI HONG HI mudou a sede da I.T.F de Seul para Toronto (Canadá) em 1972. Em 1980, o general Choi Hong Hi consegue introduzir o Taekwon do na Coreia do Norte, e pela primeira vez apresenta sua arte a este povo, que a incorpora.
No ano de 1985, a ITF transfere sua sede a Viena (Áustria), que geograficamente tornaria mais proveitosa sua atuação. No dia 15 de junho de 2002, o mundo marcial entra em luto, com o falecimento do criador do Taekwon do, vítima de um tumor maligno no estômago.